Quinta-feira, 12 de Março de 2009

As drogas e a liberalização...

A liberalização das drogas volta a ser tema a nível mundial.

Está visto que a guerra contra o tráfico de drogas é uma guerra sem fim e que não tem conseguido atingir os seus objectivos.

 

Várias questões se podem colocar sobre a penalização de algumas drogas e da não penalização de outras (álcool, tabaco/nicotina, fármacos de capacidade duvidosa, dietéticos). A penalização existente sobre algumas drogas segundo o dano provocado pelo seu consumo não tem sido coerente com a realidade dos factos. O álcool será provavelmente a droga que mais malefícios tem produzido, em Portugal, mas sendo uma fonte de receita para o Estado (através dos impostos) não sofre qualquer penalização, até é incentivado o seu uso em certas comunidades.

 

A problemática da droga está associada a questões económicas que tem surgido na actualidade. O financiamento dos chamados grupos terroristas, mas também de instituições de países ditos civilizados, a lavagem de dinheiro usando os offshores espalhados um pouco por todo o mundo, a criminalidade violenta são áreas que vivem de mãos dadas com o tráfico de drogas.

 

Portanto, a liberalização das drogas tem de ser pensada à escala global, para quebrar fluxos de dinheiro sujo que subsidiam as mais diversas actividades (até algumas bastante nobres).

 

Ver sempenisneminveja.weblog.com.pt/.

 

por joca às 15:21
link | comentar | adicionar
|
4 comentários:
De Isa_ a 12 de Março de 2009 às 17:19
desculpa mas tas a ser mto vago... q negócios sao esses??... o unico mercado q compete c o das drogas é o dos medicamentos!... o resto é ilusao p confundir ainda mais...

qto ao comment q apagaste, dizer q tenho um Pai acima das vossas leis n é mentira nenhuma... pelo menos p mim, ok?


De joca a 12 de Março de 2009 às 18:21
Para onde vão os lucros astronómicos do tráfico de droga?
De certeza que não estão guardados no colchão; assim sendo estão no sistema economico mundial, logo financiam os mercados e as actividades economicas, não?


De ? a 18 de Junho de 2009 às 19:18
Liberalizar ou Não liberalizar as drogas leves?

No meu entender e no entender de muitos Portugueses achamos que tudo é uma verdadeira hipocrisia. Todos sabemos que existe drogas nas prisões, pois fala-se em redução e minimização de riscos, mas essas drogas são ilegais (cocaína e heroína)

Bem tudo isto é muito ESTRANHO.

Porquê?

Muitas pessoas conseguem determinados estatutos a custa destas questões, mas o estranho é que não se resolve nada, pois ninguém politicamente tem coragem para assumir uma verdadeira posição sobre este assunto. Isto é para todos os políticos sem excepção.

Em Portugal temos o IDT (Instituto da Droga e Toxicodependência), que no campo da prevenção se limita a agradar algumas pessoas e enpalhaçar nas poucas coisas que faz. Mas frutos, resultados, nem por telescópio.

Drogas são substâncias que actuam no Sistema Nervoso Central levando a que o consumidor possa fazer consumos duros ou leves.
Assim,... pode ser mais perigoso o álcool (consequência: cirrose hepática) ou tabaco (consequência: cancro do pulmão) do que o consumo pontual de erva ou haxixe.

Mas porque isso acontece? Porque esta legislação punitiva para algumas drogas?
-Interesses económicos (talvez)
-Para dar trabalho a parasitas (talvez)
-Para criar mais cargos políticos (talvez)
-Bem tanta coisa se podia dizer,...

O que propunha,...
UMA POSIÇÂO FIRME E FUNDAMENTADA

Eu não sou consumidor, mas se fosse não entenderia porque um toxicodependente pode consumir na prisão e alguém que seja um trabalhador honesto não possa consumir uns charros de vez em quando,...

MARQUEM POSIÇÃO PARA SEREM ESCLARECIDOS POR QUEM TEM ESSA RESPONSABILIDADE.

Evite: a palhaçada

PS: Obrigado pela oportunidade de participar neste tema, os fóruns permitem a possibilidade de sermos mais honestos nas nossas ideologias.


Comentar

Todas as máximas já foram escritas. Resta apenas pô-las em prática - Blaise Pascal ...

pesquisar

 

Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
17
20

21
22
24
26
27

28
30


posts

Dos Cavacos, dos Belmiros...

O mundo mais justo do neo...

A face do péssimo jornali...

Das escutas...

Paulo Portas - popularuch...

Quem manda?

Da confusão entre caridad...

Mais papista que o Papá -...

... e se for uma muçulman...

SNS - Sustentabilidade fi...

arquivo

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds