A liberalização das drogas volta a ser tema a nível mundial.
Está visto que a guerra contra o tráfico de drogas é uma guerra sem fim e que não tem conseguido atingir os seus objectivos.
Várias questões se podem colocar sobre a penalização de algumas drogas e da não penalização de outras (álcool, tabaco/nicotina, fármacos de capacidade duvidosa, dietéticos). A penalização existente sobre algumas drogas segundo o dano provocado pelo seu consumo não tem sido coerente com a realidade dos factos. O álcool será provavelmente a droga que mais malefícios tem produzido, em Portugal, mas sendo uma fonte de receita para o Estado (através dos impostos) não sofre qualquer penalização, até é incentivado o seu uso em certas comunidades.
A problemática da droga está associada a questões económicas que tem surgido na actualidade. O financiamento dos chamados grupos terroristas, mas também de instituições de países ditos civilizados, a lavagem de dinheiro usando os offshores espalhados um pouco por todo o mundo, a criminalidade violenta são áreas que vivem de mãos dadas com o tráfico de drogas.
Portanto, a liberalização das drogas tem de ser pensada à escala global, para quebrar fluxos de dinheiro sujo que subsidiam as mais diversas actividades (até algumas bastante nobres).
Ver sempenisneminveja.weblog.com.pt/.
De Isa_ a 12 de Março de 2009 às 17:19
desculpa mas tas a ser mto vago... q negócios sao esses??... o unico mercado q compete c o das drogas é o dos medicamentos!... o resto é ilusao p confundir ainda mais...
qto ao comment q apagaste, dizer q tenho um Pai acima das vossas leis n é mentira nenhuma... pelo menos p mim, ok?
De
joca a 12 de Março de 2009 às 18:21
Para onde vão os lucros astronómicos do tráfico de droga?
De certeza que não estão guardados no colchão; assim sendo estão no sistema economico mundial, logo financiam os mercados e as actividades economicas, não?
De
joca a 12 de Março de 2009 às 18:28
De ? a 18 de Junho de 2009 às 19:18
Liberalizar ou Não liberalizar as drogas leves?
No meu entender e no entender de muitos Portugueses achamos que tudo é uma verdadeira hipocrisia. Todos sabemos que existe drogas nas prisões, pois fala-se em redução e minimização de riscos, mas essas drogas são ilegais (cocaína e heroína)
Bem tudo isto é muito ESTRANHO.
Porquê?
Muitas pessoas conseguem determinados estatutos a custa destas questões, mas o estranho é que não se resolve nada, pois ninguém politicamente tem coragem para assumir uma verdadeira posição sobre este assunto. Isto é para todos os políticos sem excepção.
Em Portugal temos o IDT (Instituto da Droga e Toxicodependência), que no campo da prevenção se limita a agradar algumas pessoas e enpalhaçar nas poucas coisas que faz. Mas frutos, resultados, nem por telescópio.
Drogas são substâncias que actuam no Sistema Nervoso Central levando a que o consumidor possa fazer consumos duros ou leves.
Assim,... pode ser mais perigoso o álcool (consequência: cirrose hepática) ou tabaco (consequência: cancro do pulmão) do que o consumo pontual de erva ou haxixe.
Mas porque isso acontece? Porque esta legislação punitiva para algumas drogas?
-Interesses económicos (talvez)
-Para dar trabalho a parasitas (talvez)
-Para criar mais cargos políticos (talvez)
-Bem tanta coisa se podia dizer,...
O que propunha,...
UMA POSIÇÂO FIRME E FUNDAMENTADA
Eu não sou consumidor, mas se fosse não entenderia porque um toxicodependente pode consumir na prisão e alguém que seja um trabalhador honesto não possa consumir uns charros de vez em quando,...
MARQUEM POSIÇÃO PARA SEREM ESCLARECIDOS POR QUEM TEM ESSA RESPONSABILIDADE.
Evite: a palhaçada
PS: Obrigado pela oportunidade de participar neste tema, os fóruns permitem a possibilidade de sermos mais honestos nas nossas ideologias.
Comentar