Após a visão do filme Watchmen e aproveitando o dia Z que hoje se comemora, o tema das utopias, da nova ordem mundial que necessitamos e dos caminhos que nos podem levar até ao apocalipse ou, ao invés, a mundo mais justo e solidário.
Que o planeta se está a esgotar e a fartar da presença humana na sua face é uma realidade indesmentível. Que necessitamos de um novo paradigma (palavrão em voga) para a sustentabilidade outra. Mas como.
No filme a resposta é a devastação por uma ameaça exterior (Howard Fast já o havia descrito nos anos 40-50 do século XX), após o qual as nações do mundo se uniriam por um ideal comum. (A utopia/ideal que leva a esse caminho é tudo menos solidário, tem o seu catalisador no poder individual, no dinheiro e na vaidade… e sem limites.)
Mas teremos de passar por uma catástrofe para isso acontecer?
Por imensa que a do filme pareça, esta tem um futuro após, a que nos espera, se nada fizermos, será provavelmente o fim da espécie humana (talvez de toda a vida no planeta).
Podemos criar um caminho alternativo?
Com assento num mundo mais justo, aproximando a base (pobres) do vértice superior (ricos e poderosos) da pirâmide da sustentabilidade humana (até à utópica ideia de um plano, com todos ao mesmo nível)?
Será o dia Z o início de um possível caminho?