E se Estado emitisse Obrigações do Tesouro (ou outro instrumento financeiro similar) para se financiar, não conseguiria ultrapassar estes ladrões mentecaptos das agências de rating?
Se estas obrigações fossem, por exemplo, com 3 a 4% de juros e livres de impostos não haveria muitos portugueses a aderir? Agora que a taxa de poupança em Portugal tem aumentado...
Não iria um instrumento destes obrigar os mamões da Banca a aumentar as taxas de juros que propõem (ou será surrupiam) aos clientes?
Não se pode, vai contra as regras do mercado? Ponham as regras de mercado num sítio que eu cá sei, ... não foram elas que nos trouxeram à linda situação em que nos encontramos?
Se o Estado detém um banco que pode utilizar para pressionar (pelo menos internamente) a Banca a "partilhar" os lucros astronómicos que vai adquirindo, porque não o faz?
Porquê das instituições estatais utilizarem outros bancos que não a CGD para as suas operações financeiras e pagamento de salários?
Porque assim os gestores podem fazer acordos com os outros bancos e meter algum ao bolso, retirar benesses pessoais e fazer tráfico de influências. Isto eu chamo de corrupção... mas já muitos tentaram modificar a situação e ... o último o Cravinho foi vassourado para Londres...